Gestos : Articulação Política : AIDS PE

Gestos


[+]

Articulação AIDS Pernambuco

Constituída no segundo semestre de 1996, no Recife, a Articulação AIDS Pernambuco é o primeiro fórum de articulação política do movimento de luta contra a AIDS no Brasil, congregando organizações da sociedade civil organizada, redes, movimentos e ativistas independentes que atuam no campo da prevenção às DST e ao HIV, bem como na assistência às pessoas acometidas pela AIDS. Sem distinções religiosas, étnico-raciais, ideológicas, de gênero, de orientação sexual, de idade, partidária ou sorológica.

Atualmente, a Coordenação Colegiada da Articulação Aids em Pernambuco é formada pela Gestos, Grupo Curumim Gestação e Parto e SOS Corpo Instituto Feminista pela Democracia. A Secretaria da Articulação está sob a responsabilidade da Gestos.

O objetivo da Articlação AIDS/PE é formular propostas de políticas públicas, monitorar a política de saúde do município e do estado, particularmente no campo da AIDS e fortalecer a sociedade civil para o controle social.

O atual momento está sendo marcado pela escassez de recursos para sustentar o trabalho desenvolvido pelas organizações não-governamentais no Brasil, especialmente as ONGs AIDS. A ideia de que o Brasil teria a epidemia sob controle tem afastado fianciadores que buscam outros locais. Porém, nós da sociedade civil organizada e crítica, devemos deixar claro que os ganhos macroecnômicos ainda não fazem parte da realidade da maioria vivendo na pobreza. Nem tampouco são refletidos em mudança de comportamento e atitudes da maioria das pessoas de qualquer classe social ou econômica.



Indique
Comente