Gestos : Articulação Política : LACCASO

Gestos


Conselho Latino Americano e Caribenho de ONGs com Serviços em AIDS

A LACCASO é a instituição responsável por desenvolver o trabalho de articulação política em rede na América Latina e no Caribe, região que registrava, até 2006, mais de 2 milhões de pessoas infectadas pelo HIV, segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS -UNAIDS.

Na UNGASS, a LACCASO trabalha a questão do HIV/AIDS sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Sua luta efetiva é pela garantia de tratamento integral, baseando-se nos princípios da equidade, universalidade, gratuidade, integralidade, integração social e solidariedade.

Em 2002 foi criada uma aliança público-privada multinacional para contribuir de forma sustentável com a diminuição da repercussão da AIDS, da Tuberculose e da Malária nos países em desenvolvimento, o Fundo Global. A aliança era baseada nos Objetivos do Milênio, e também pretendia diminuir a pobreza nessas nações. A LACCASO teve participação ativa e intensiva na implementação do Fundo Global e hoje representa as Redes Comunitárias Regionais na Delegação Latino-americana e Caribenha frente à Junta Diretiva do Fundo.

A Gestos participa da LACCASO desde 1995, e em 2008 foi eleita para ser a Secretaria Executiva da rede regional. Alessandra Nilo é a atual Secretária Executiva da LACCASO.

Mais informações



Indique
Comente