Gestos : Atividades : Ludoterapia

Gestos


Ludoterapia e Arte-educação

A Gestos vem desenvolvendo diversos projetos e atividades que envolvem crianças afetadas e infectadas pelo HIV.

Através de parceria com o COMDICA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife -, em 2010 a Gestos produziu o vídeo Um Sonho Possível, com atores e atrizes mirins formados em um grupo de teatro da Gestos. Uma vez concluído o trabalho, ele foi apresentado nas escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino acompanhado de debates, onde as próprias crianças participantes do projeto facilitavam o diálogo com professores(as) e alunos(as), refletindo sobre violência, pobreza e a exploração de crianças e adolescentes.

Paralelo a esse trabalho, houve na instituição o grupo educativo formado por treze crianças e adolescentes que se encontravam semanalmente para discutir temas do seu interesse e trabalhados pela Gestos.

Este mesmo público participava de ações intituladas Novas Oportunidades de Aprendizagem, compostas de oficinas de leitura e bancas de estudo com a participação de, em média, oito crianças por semana. Paralelamente, esse trabalho foi apoiado por visitas do pedagogo da Gestos às escolas das crianças.

Desde o ano 2000, a Gestos utiliza a arte-educação, o apoio psicológico, o acompanhamento escolar e o atendimento social como estratégias de prevenção e enfrentamento da violência doméstica, sexual e institucional contra crianças e adolescentes que vivem (soropositivas) e convivem (filhos(as) de pessoas soropositivas) com HIV e AIDS. Esse trabalho tem contado com diferentes parceiros, entre o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, o Ministério da Saúde e a Terres de Homme Holanda, sempre objetivando a integral proteção e garantia dos Direitos Humanos das crianças e adolescentes.



Indique
Comente