Gestos : Atividades : Ativismo

Gestos


Formação em Ativismo

O GT Ativismo - Grupo de Trabalho em Ativismo - é uma ação que está em seu terceiro ano e visa a formação política de homens, mulheres e travesti vivendo com hiv e aids, com o objetivo de fortalecer sua capacidade de incidir politicamente e praticar o controle social nas políticas públicas.

Em 2010, a partir de reflexões entre a Gestos e os(as) participantes do gt, tentamos um novo formato na realização do trabalho, dividindo o grupo em um gt para mulheres e outro intitulado diversidade, que congrega travestis e homossexuais masculinos. Essa mudança visou proporcionar maior empoderamento dos sujeitos políticos envolvidos, especialmente as mulheres, garantindo a inclusão para temas mais específicos ao perfil de cada grupo. Os GTs passaram a ter uma agenda especial, contemplando temas de incidência política baseadas nas diferenças de cada grupo, e também momentos de trabalho em conjunto para as questões que são de interesse comum.

Os(as) integrantes, de 2010 até agora, participaram dos Conselhos de Saúde (estadual e municipal) da Mulher e dos fóruns Articulação aids Pernambuco e do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Conselho de Direitos Humanos e RNP+ Pernambuco. Ademais, duas participantes do GT Mulheres passaram a integrar o Comitê Consultivo do Plano de enfrentamento a Feminização da AIDS do Estado. Um participante do gt diversidade está integrado ao Plano Estadual de Enfrentamento das dst e aids entre gays, HSH e travestis.



Indique
Comente