A Rede Brasileira pela Integração dos Povos é uma articulação de ONGs, movimentos sociais, entidades sindicais e associações profissionais, que atuam sobre a polÃtica externa brasileira e os processos de integração regional e comércio, comprometidas com a construção de uma sociedade democrática pautada em um desenvolvimento econômico, social, cultural, ético e ambientalmente sustentável. A Gestos atua em dois grupos de trabalhos da REBRIP:
GTPI
A Gestos participa do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual desde sua criação em 2003. O GTPI reúne entidades da sociedade civil que atuam para garantir o direito à saúde. Entre essas entidades, existem as que trabalham com pessoas vivendo com HIV/AIDS, com direitos humanos e com direitos do consumidor[1]. Este grupo milita na ampliação e manutenção do acesso a medicamentos no Brasil e no combate aos abusos do sistema de propriedade intelectual no paÃs.
Grupo de Trabalho sobre Arquitetura Econômica Internacional
Em 2011 a Gestos passou a participar do GTAEI, criado pela REBRIP em 2010 para suprir a lacuna do reduzido debate atual na sociedade brasileira sobre o crescente papel do Brasil como ator de polÃtica internacional, especialmente na governança financeira e econômica global. As estratégias do GTAEI incluem:
i) a análise e contÃnuo aprofundamento de posições da rede sobre a crise econômica e financeira internacional e as respostas dos governos sobre temas da Arquitetura Econômica e Governança Global, Arquitetura Regional e Alianças Sul-Sul;
ii) a articulação com redes e movimentos parceiros de mobilizações sobre as propostas de alternativas para financiar o desenvolvimento humano e sócio ambiental com a implementação de Taxas sobre Transações Financeiras - TTF - para investir em ações de educação, saúde, redução de pobreza no mundo e sustentabilidade ambiental;
iii) o diálogo crÃtico com as posições da polÃtica externa brasileira nestes Fóruns globais, regionais e Sul-Sul.
Mais informações